quinta-feira, 8 de abril de 2010

Xingar alivia a dor, sugere estudo de psicólogo britânico



DENISE MOTA
colaboração para a Folha de S.Paulo

De vez em quando, vale a pena esquecer o que os pais e as aulas de boas maneiras ensinaram: em momentos de dor, xingar pode ajudar, e muito.

A descoberta partiu de um estudo coordenado pelo psicólogo Richard Stephens, da Universidade Keele, na Inglaterra.

Intrigado com o uso automático de palavrões como reação imediata ao sofrimento físico, Stephens decidiu investigar o papel das expressões ofensivas na resposta do corpo à dor.

Fez um experimento com 67 estudantes: mergulhou a mão deles em um recipiente com água extremamente gelada e deixou que proferissem todos os xingamentos que quisessem. Em um segundo momento, repetiu a experiência, mas não foi permitido que falassem palavrões. Quando xingaram, resistiram por 30 segundos a mais à baixa temperatura.

O estudo constatou que dizer palavrões aumenta os batimentos cardíacos e diminui a percepção da dor. Tais efeitos podem ocorrer porque praguejar induziria no corpo a anulação do vínculo entre medo e percepção da dor. Uma ressalva: recorrer a palavrões não amenizaria os padecimentos de homens acostumados a usar essa linguagem. Para se beneficiar da "boca suja", é necessário utilizá-la com moderação.

Antes de mergulhar no território do baixo calão, Richard Stephens, 41, já investigou os efeitos cognitivos da ressaca, das repetitivas cabeçadas realizadas por jogadores de futebol e até do hábito de mascar chicletes. 

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Cerveja moderada ajuda a fortalecer os ossos, indica estudo


ANDY COGHLAN
da New Scientist

Uma cerveja por dia pode manter os ossos frágeis nos eixos. Isso ocorre porque a bebida fermentada é rica em silício, um elemento que tem sido associado à saúde dos ossos. Mas qual tipo de cerveja deve ser bebido?

Estudos prévios mostraram que o silício pode ajudar no crescimento dos ossos, e que o hábito de beber cerveja moderadamente está ligado ao aumento da densidade da massa óssea.



Agora, Charles Bamforth e Troy Casey, da Universidade da Califórnia, descobriram quanto silício cada tipo de cerveja possui.

Eles analisaram cem cervejas do mundo, e descobriram que a bebida fermentada continha entre 6,4 e 56 miligramas de silício por litro,com uma média de 29 mg/l. À procura de níveis de silício nos ingredientes de cerveja, eles constataram que a maior parte da substância provém da casca de cevada maltada.

Cervejas mais leves e mais claras, feitas de cevada maltada e lúpulo, como as do tipo "pale ale", são as mais ricas em silício, enquanto as cervejas com baixo teor alcoólico contêm menor quantidade, juntamente com as cervejas escuras, cervejas pretas e cervejas de trigo.

Cerveja contra vinho

Jonathan Powell, do Conselho de Pesquisa Médica e Unidade de Pesquisa em Nutrição Humana em Cambridge, Reino Unido, disse que os resultados confirmam trabalhos anteriores do seu grupo, que demonstravam que as cervejas são uma boa fonte de silício biopraticável, e que ele melhora a densidade mineral dos ossos de uma forma que não se vê em vinho ou outras bebidas alcoólicas.

Em 2004, seu grupo mostrou que bebedores moderados de cerveja têm melhor densidade de ossos do que os abstêmios, ainda que os consumidores excessivos de cerveja tivessem a pior densidade mineral entre todos os grupos.

No entanto, Catherine Collins, nutricionista do hospital St George's Healthcare National Health Service Trust, em Londres, diz que, embora o silício na cerveja seja proveitoso para a densidade da massa óssea, o cálcio encontrado em alimentos como laticínios são mais ativos na prevenção da osteoporose.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Reduzir horário de TV à metade pode evitar ganho de 6 kg ao ano


RONI CARYN RABIN
do
 New York Times

Apenas se afaste da televisão; você queimará mais calorias.

Adultos com sobrepeso que reduziram pela metade o tempo de televisão durante três semanas usaram cerca de 120 calorias a mais por dia do que um grupo similar de espectadores que continuou assistindo a cinco horas diárias em média, segundo um pequeno experimento.

Embora 120 calorias possam parecer pouco, isso é o equivalente ao número de calorias queimado numa caminhada de uma milha (cerca de 1,6 km), disse Jennifer J. Otten, principal autora do artigo, publicado na edição de 14 a 28 de dezembro do "Archives of Internal Medicine".

"Precisamos de um estudo de maior prazo para ver se esta intervenção ajudaria na perda de peso ou na prevenção do ganho de peso", disse Otten. "Mas, se considerarmos de forma cumulativa, seria o equivalente a caminhar oito milhas [quase 13 km] por semana. Durante um ano, poderia ajudar a evitar o ganho de seis quilos."

Para conduzir o experimento, os pesquisadores recrutaram 36 adultos com sobrepeso e obesidade que viam pelo menos três horas de TV por dia, e designaram aleatoriamente 20 deles para cortar esse tempo pela metade. A redução foi imposta por meio de um dispositivo de bloqueio eletrônico. 

Todos os participantes usaram acelerômetros presos no braço que mediam seus movimentos, segundo Otten.

Eles passaram mais tempo em atividades físicas leves ou atividades sedentárias que queimavam mais calorias do que ver televisão: ler, jogar jogos de tabuleiro ou escrever.

Saiba como se manter sexy durante a gravidez





da Folha Online


Muitas futuras mamães reclamam da falta de roupas bonitas e da dificuldade de se sentir "sexy" durante a gravidez.

Leia abaixo recomendações sobre como manter a auto-estima e sentir-se bem durante a gravidez, retiradas do livro "A Arte de Ter Filhos", da Publifolha.

O livro trata dos desafios que a gravidez traz antes e depois do nascimento do bebê. Fala das batalhas e das recompensas diárias. Do aprendizado contínuo e da felicidade de trazer uma criança ao mundo. 

Mamãe Sexy

Mesmo que esteja se achando horrível, o sexo oposto a considera muito mais atraente do que você imagina. Você não tem de provar mais nada como mulher, e isso pode ser conferido na aparência. Você fica mais livre, mais sincera_ em suma, mais sexy.

Grávidas ficam sensuais em um vestidinho preto. As pernas são sempre bem torneadas, em contraste com a barriga. Sapatos fabulosos completam o visual.

Esqueça os vestidos cheios de babadinhos durante e após a gravidez. E nada de cores pastel. Cores escuras com um toque de brilho (um lenço estampado, um relógio de ouro) valorizam sua silhueta em um instante.

Corte o cabelo. Use batom vermelho.

Anime a conversa com comentários picantes e gestos espontâneos. Pisque. Jogue beijinhos. Você é uma deusa da fertilidade, não uma matrona_ ainda.

Chame-o de "meu bem". "Papai", jamais.

Cansada demais para sexo? Tudo bem. Lembre a ele como você chegou a essa situação. Aí, sorria.
Diga que o ama pelo menos três vezes por semana.