terça-feira, 30 de março de 2010

Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa.





FLÁVIA MANTOVANI
da Folha de S.Paulo


Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. O benzeno surge da reação do ácido benzoico com a vitamina C. O composto vem sendo relacionado especialmente a leucemias e, mais recentemente, também ao linfoma.


Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite. São eles: Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.


O efeito do benzeno é lento, mas, quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor.


Adoçantes e corantes


Foram reprovados outros seis produtos [Fanta Laranja, Fanta Laranja Light, Grapette, Grapette Diet, Sukita e Sukita Zero] que tinham os corantes amarelo crepúsculo (que, segundo estudos, favorece a hiperatividade infantil) e amarelo tartrazina (com alto potencial alergênico). "O amarelo crepúsculo já foi proibido na Europa. 
E muitas crianças têm alergia a alguns alimentos e, depois, descobre-se que o problema é o amarelo tartrazina", diz Ribeiro.


Os corantes são aprovados no Brasil, mas, para a Pro Teste, as empresas deveriam substituí-los por outros que não sejam problemáticos, assim como no caso do ácido benzoico. "É um problema fácil de ser resolvido", diz Ribeiro, técnica da Pro Teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário